Projeto REFLORESTA - Ação 01: Pé da Serra

REFLORESTA: O projeto

A AHUARA acredita nos plantios de árvores como atos de resistência, ações revolucionárias e de retribuição à natureza. Devido as atividades do ser humano, o cenário de devastação de áreas naturais em nosso país está, ano após ano, atingindo níveis alarmantes, afetando gravemente nossos biomas, e gerando consequências climáticas catastróficas.

Partindo desse propósito, foi lançado o projeto REFLORESTA, que tem como objetivo realizar, em pequena escala, plantios de árvores nativas na região Campos das Vertentes, em Minas Gerais, berço da AHUARA. A proposta é dar ênfase em espécies ameaçadas de extinção.

Ação 01: Pé da Serra

Aconteceu no dia 17 de março de 2022, a nossa primeira ação de reflorestamento, intitulada "Pé de Serra". A atividade foi realizada no Baubrasil Village. que é um espaço ecológico com diversas casas de temporada, com arquitetura inusitada e em meio a mata nativa, bem no pé da serra de São José.

O local fica no vilarejo Vitoriano Veloso, mais conhecido como Bichinho, que se situa entre Tiradentes e Prados. De paisagem exuberante e com muita biodiversidade, o povoado hoje é um dos grandes centros turísticos da região Campos das Vertentes.

A proposta é que a inserção dessas espécies venha a reforçar as matas dentro da propriedade, além de compensar quanto aos impactos causados pelo turismo no povoado.

Mãos na terra!

Nos reunimos na sede bem cedo para planejarmos todo o plantio. Além dos anfitriões de hospedagem Webber e Sylvia, contamos também Raul Meireles representando a Inova Homeart, empresa voltada à produção artesanal de móveis e utensílios domésticos com design industrial, utilizando madeiras de reflorestamento e reaproveitamento. É uma proposta das ações da AHUARA realizar convites a pequenos negócios locais de causas semelhantes, visando criar uma dinâmica interativa.

Contamos também com o Sr. Cláudio, jardineiro e grande conhecedor das matas da região, que deu todo o suporte e orientações necessárias.

Depois de muita prosa boa, ele nos coordenou quanto aos pontos onde estavam carentes de vegetação, como em encostas da beira da estrada de acesso, e também da área em que a trilha de para as matas se inicia, bem próxima ao pomar. A ideia foi reforçar esses espaços com os indivíduos arbóreos grandes, e ao mesmo tempo somarmos ao paisagismo da área.

Começamos a ação inserindo as espécies Guapuruvu, Copaíba e Cedro-rosa, isso já na entrada da propriedade. Certamente essas árvores proporcionarão estabilidade nas encostas e diminuição da erosão, além de abrigar a fauna que utiliza o riacho do outro lado da estrada.

Tivemos também o auxílio de um voluntário que estava hospedado através da WorldPackers.

Pausa pra comer Pitanga!

Posteriormente, a pedidos do Sr. Cláudio, subimos novamente para a entrada da propriedade, onde debatemos quanto ao plantio mais importante da ação: As Palmeiras-juçara, vulneráveis a extinção.

Decidimos plantar as palmeiras desde o portão de entrada até os fundos do pomar, que dá acesso às trilhas do local. A ideia é que, com o desenvolvimento das árvores, elas possam fornecer alimento para a fauna como também fortalecer a mata no entorno do espaço, junto às trilhas que se iniciam próximas a um riacho que desce da serra.

Não o bastante, essas palmeiras vão proporcionar um efeito paisagístico fantástico no local, já que crescerão beirando a mata ciliar e em meio ao pomar de amoras, bananeiras e algumas hortaliças.

Para finalizarmos, optamos por arborizar todo o entorno do pátio da entrada, visto que haviam muitas pequenas encostas que pareciam instáveis. A caráter paisagístico, inserimos um Ipê-rosa e uma Farinha-seca próximos a uma casa-container. A intenção é proporcionar segurança ao terreno e deixar uma estética diferenciada com as espécies, já que, quando adultas, o Ipê fica com o tronco e galhos bem escuros e a Farinha-seca fica com uma madeira lisa em tom de marfim. Além do mais, ambas as árvores são pouco vistas em meio as matas da região, o que favorecerá na disseminação das espécies nesse ecossistema.

Plantamos também uma Paineira-rosa e um Pau-brasil. A função da Paineira será fornecer sombra ampla ao pátio de entrada, e o Pau-brasil terá caráter paisagístico, além de poder se desenvolver em segurança, visto que a espécie também se encontra ameaçada e de ter crescimento considerado muito lento.

Finalizamos nossa ação visitando as casas e todo o espaço de recepção do Baubrasil

O espaço possui diversas opções para aluguéis de temporada. Desde casas-containers minimalistas até construções super modernas, inclusive feitas em andaimes!

Todas possuem vista para a Serra de São José. O local possui também a opção de aluguel de quartos que ficam na área da recepção e bem perto da piscina, sendo também uma ótima opção custo-benefício.

Definitivamente é um lugar paradisíaco e bastante reservado!

Mesmo com intervenção humana desde os períodos coloniais, a mata no entorno da serra ainda possui uma característica bastante primitiva.

Nessa ação foram plantadas as seguintes espécies e respectivas quantidades:
  • Palmeira-juçara (Euterpe edulis) - 05 Unidades
  • Guapuruvu (Schizolobium parahyna) - 07 Unidades
  • Copaíba (Copaífera langsdorffii) - 01 Unidade
  • Cedro-rosa Cedro-rosa (Cedrela fissilis) - 03 Unidades
  • Paineira-rosa (Chorisia speciosa) - 01 Unidade
  • Farinha-seca (Albizia niopoides) - 01 Unidade
  • Pau-brasil (Paubrasilia Echinata) - 01 Unidade

Deixamos sob responsabilidade do Sr. Cláudio diversas mudas para dar continuidade ao plantio em áreas de difícil acesso, além do que, todo o pessoal tinha à fazeres na propriedade e não seria possível estender a ação por mais tempo. As mudas doadas foram: 02 Angico-branco (Anadenanthera columbrina); 03 Cedro-rosa Cedro-rosa (Cedrela fissilis); 01 Copaíba (Copaífera langsdorffii); 01 Aroeira-branca/Pimenteira (Schinus terebinthifolia); 01 Farinha-seca (Albizia niopoides); além de 04 Guapuruvu (Schizolobium parahyna), estes destinados a uma propriedade vizinha.

No total, com plantios e doações responsáveis, a AHUARA destinou 31 mudas de espécies nativas para sua primeira ação, que foi um sucesso graças ao empenho de todas as pessoas envolvidas e suporte do Baubrasil Village, e a participação especial da Inova Homeart, que contribuiu bastante também registrando as atividades.

Abaixo alguns registros feitos durante os plantios:

Bora pegar estrada pra casa! Ainda deu tempo de registrar a famosa "Casa Torta", atrativo turístico do povoado, e ponto de referência para acesso ao Baubrasil (dica de ouro).

Comentem aí o que acharam ou tirem suas dúvidas. Compartilhem esse post com seus amigos!

Mais informações sobre o projeto REFLORESTA:

Inova Homeart:

Baubrasil Village:

Obrigado e boas aventuras!